Equipe da capital dá o troco em clássico paranaense após derrota na primeira fase e fica com o caneco da competição; As duas equipes conseguem o acesso para a divisão principal

Fonte: Por GloboEsporte.com, Rio de Janeiro

Deu Curitiba na grande final da Superliga B. Em jogo único, no ginásio Moringão lotado, a equipe visitante venceu o até então invicto Londrina nesta segunda-feira e ficou com o título da Superliga B feminina. De virada, o time da capital do estado paranaense saiu perdendo, mas virou o jogo e venceu por 3 sets a 1, com parciais de 29/31, 25/22, 25/19, 24/26 e 15/11. Os dois times estão classificados para a Superliga 2018/19.

A partida marcou a revanche da primeira rodada da fase de classificação, quando Londrina bateu Curitiba por 3 sets a 0. Por ter a melhor campanha, a equipe londrinense teve o direito de jogar a final em casa. Curitiba, por sua vez, venceu todos os confrontos depois do duelo inicial.

O Jogo

Equilíbrio total no primeiro set. As equipes trocaram pontos, com direito a vários ralis, sem que nenhuma das duas conseguisse se desgarrar no placar. Curitiba teve quatro oportunidades de fechar o set, mas não conseguiu colocar a bola no chão. Com Amanda muito bem nos momentos cruciais do jogo, tanto no ataque como nos bloqueios, Londrina conseguiu vencer, por 31 a 29, em ace que a líbero Aninha não conseguiu defender.

Na sequência da partida, Curitiba pareceu ter sentido o golpe de perder de forma dramática o primeiro set. O segundo começou com Londrina vencendo por 5 a 0, com Amanda muito bem no confronto. Contudo, a equipe visitante encontrou seu ritmo e logo virou para 7 a 5, com bons saques de Fofinha. Melhor no jogo e com Verônica se destacando, o clube da capital abriu vantagem no placar e liderou por todo o resto do período até vencer por 25 a 22.

No terceiro set, mesmo panorâma do segundo. Curitiba seguiu se impondo no jogo. Com bons saques, a equipe visitante se distanciou no placar e virou o confronto pela maior diferença de pontos até aqui, com parcial de 25 a 19.

Tenso, o quarto período foi uma perseguição de Londrina à equipe de Curitiba. As visitantes lideravam o placar, mas o time da casa não deixava de maneira alguma as adversárias abrirem vantagem. No momento crucial do set, a equipe londrinense contou com erros das visitantes e conseguiu levar o jogo para o tie break no segundo set point: 26 a 24.

O quinto set começou com leve predominância do Londrina, que abriu 3 a 1. O Curitiba não se abateu e conseguiu a virada após uma falha defensiva de Ana Ruth. Nervosa, a mesma Ana Ruth errou no ataque no lance seguinte, cedendo o quinto ponto ao rival. Numa diagonal de Verônica, o time visitante abriu quatro pontos – 9 a 5. A partir de então, o Londrina não se encontrou mais, e o Curitiba tratou de fechar o set em 15 a 11.

Link: https://globoesporte.globo.com/volei/noticia/curitiba-vira-o-jogo-sobre-londrina-e-e-campea-da-superliga-b-feminina.ghtml